
MULHERES
DA CIÊNCIA
21 a 23 de agosto de 2019
quem somos
O evento é composto pelo grupo Bertha e comissão organizadora, oriundas da Universidade Federal e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE). Atualmente, o Bertha é composto por doze mulheres, responsáveis pela elaboração do evento, que se tornou um meio de divulgação de trabalhos e experiências de mulheres cientistas.
Este é um evento que ocorre anualmente em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, com o objetivo de promover o diálogo entre profissionais e estudantes das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Para isso, o Mulheres da Ciência conta com uma programação dinâmica e diferentes temas divididos em dois eixos principais: questões sociais de gênero e produção científica feita por mulheres.
o evento
Conferências
Momento de divulgação puramente científica em torno de um tema central. As palestrantes terão 10 minutos para apresentar um trabalho de autoria própria, com intuito de embasar a posterior discussão do tema. As perguntas serão levantadas por um mediador com a participação do público.
Arenas
Inspirado nos debates filosóficos, as arenas são adaptações dessas discussões, com o objetivo de elucidar sobre temas paralelos à vida científica da mulher: Maternidade, dupla jornada de trabalho, afazeres domésticos, disparidade salarial e preconceito racial são alguns dos temas abordados nas arenas.
FEM (Fala então, mulher!)
Inspirado nos eventos TED Talks. Tem o intuito de incentivar as mulheres a falarem sobre assuntos pessoais e/ou profissionais. São histórias contadas em 15 minutos que mostram os bastidores da ciência e outras situações que não são notícias ou que não cabem no currículo.
oficinas
Eventos de curta duração ministrados por especialistas em determinados temas. Proporciona ao ouvinte adquirir conhecimentos sobre um novo assunto com aplicabilidade profissional e/ou pessoal.
Programação
Oficinas
Conferências
FEM
Arenas
quarta-feira 21/08
Baixe aqui