top of page

mulheres da ciência

QUEM SOMOS

Nosso grupo surgiu de uma necessidade das mulheres fundadoras de promover a representatividade feminina dentro da universidade. Elas notaram que faltava representatividade de mulheres em grandes cargos de destaque, chefes laboratórios e em grandes projetos de pesquisa. A partir disso foi criado o grupo MIMA, com a proposta inicial de empoderar mulheres e realizar a divulgação científica.

A primeira estratégia de enfrentamento foi o evento Mulheres da Ciência (MDC), realizados nos anos de 2018 e 2019 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também em 2019, um novo projeto foi idealizado para alcançar meninas nas escolas públicas de Recife (PE) – o Levando Ciência. 

Em 2020, o grupo passou por mudanças em sua estrutura organizacional e nos projetos. Com o desejo de ser mais do que um projeto de extensão dentro da Universidade Federal de Pernambuco, nosso podcast FEM começou a ser estruturado. Para trabalhar cada um de nossos produtos, nos dividimos em Grupos de Trabalhos (GTs) e um Núcleo.

O MIMA ficou composto pelos GTs de Comunicação Social e Divulgação Cientifica, Educação e Eventos e o Núcleo de Finanças. 

O núcleo de finanças gere todas as atividades financeiras do grupo MIMA e conta com uma representante de cada GT.

 

O GT de Comunicação Social e Divulgação Cientifica é responsavel pelo nosso podcast, enquanto O GT de educação trabalha com o intuito de levar o conhecimento universitário, feito por mulheres, para as escolas públicas de Recife através do Levando Ciência. O GT de eventos produz o MDC para incentivar rodas de conversas de mulheres, a representatividade feminina nas diversas áreas da ciência e a divulgação científica e lives no Instagram para abrir um espaço de discussão com nossas (os) seguidoras (os) sobre temas relevantes.

Como atividades do ano de 2020, realizaremos o MDC III em formato online e transmitido na plataforma YouTube, além de lives no Instagram e do podcast FEM. O Levando Ciência precisou ser adiado devido a pandemia, porém, em função disso, o GT está recebendo a candidatura de especialistas para que em 2021 o projeto seja introduzido nas escolas.

Nossos próximos passos serão inserir nossos produtos na vida e no cotidiano de mulheres e meninas que se identifiquem com nossas ideias, para que possamos cumprir com a nossa missão como grupo.

bottom of page